sábado, 21 de janeiro de 2012

Pronto Falei na Aula de Historia: Revolução Francesa parte 1




Revolução Francesa (1789 – 1815)

França 1789 ainda
- Antigo regime Absolutismo (o rei é divino tem poderes absolutos e não pode ser contestado)
 Divisão de classes sociais sem mobilidade social.
Sociedade Ordens e Estados
1° estado – Oram: clero – alto e baixo clero (não pagavam Impostos)
2° estado – lutam: nobreza (privilégios) – corte palaciana, feudal togado (comprou título de nobre)
            Juntos o 1° e o 2° estado formam 4% da população

3° estado (um estado dentro do estado) – trabalham, pagam impostos – 96% população (heterogêneo). Camponeses artesoes trabalhadores urbanos e a Burguesia

**absolutismo as ordens do rei não pode ser contestadas.
(Porem a fome inicia qualquer revolução a historia nos demostra isso.)

França “Bourbons” Luís XVI  “crise” país

- população agrária (camponeses)
- proletariado urbano “miséria”
- dívidas externas (derrotas guerras)
- concorrência produtos estrangeiros

*Devido à crise econômica do país: rei, necessidade de promover uma reforma econômica tributária.
-Exemplo: cortar gastos, ampliar arrecadação de tributos, conter privilégios como da nobreza. Aumentar tributos
- Rei, convocou Assembleia dos Notáveis (1° e 2° estado) que recusaram a reforma – surge pressões na Assembleia dos estados gerais

1°Estado  - 300 clero,
Estado - 300 nobres
Estado - 600 burgueses girondino e jacobinos
(girondino burguesia mais moderada, jacobinos burguesia mais revolucionaria)

-Voto por Ordem
1° e 2° Estado sempre votavam Juntos logo o 3° estado nunca tinha chance

- 3° estado busca apoio popular para que as massas façam pressões para ter voto por “cabeça” – não foi aprovado

Retiram-se dos Estados Gerais e reúnem-se separadamente em uma Assembleia Nacional Constituinte.

**base Iluminismo, acabar com absolutismo, trazer igualdade

Rei, exige 1° e 2° estados a participar da assembleia constituinte.

Assembleia Nacional Constituinte

1789, inspirada Iluminismo | Rei, a favor da assembleia nacional constituinte
- quer tempo para os trabalhos não ser aprovados
- traz tropas que cercam Paris
- com isso levou burgueses a buscarem apoio das massas “ruas” para defender a Assembleia Nacional Constituinte – isso ficou conhecido como 14 de julho

Símbolo Queda da Bastilha em 14 de julho de 1789


***A queda da Bastilha

O povo organizou-se e desencadeou movimentos radicais, como a tomada da Bastilha, prisão onde estavam as pessoas perseguidas pelo Antigo Regime. A abertura dessa prisão e a libertação dos presos em seu interior, em 14 de julho de 1789, tornou-se um símbolo de que o poder já não estava mais nas mãos do rei. Tinha início a Revolução.

Temendo ser deposto, o rei Luís XVI organizou tropas para conter os rebeldes. O povo, como resposta, criou a Guarda Nacional francesa, formada por voluntários armados. 
Essa força conseguiu deter as tropas da nobreza, fazendo com que os nobres fugissem da França e buscassem exílio em outros reinos da Europa. O rei, no entanto, foi detido e não conseguiu fugir.
Ainda em 1789, escreveu-se a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, um documento que defende direitos como a liberdade, a igualdade e a propriedade para todos os cidadãos.

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