quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Aulas de Historia: para os melhores

Olá todos, Meus queridos.




Nesse campo destino a postar conteúdos de suma importância, para formação diferenciada dos meus alunos e simpatizantes pelas Ciências Humanas. Será disponibilizado tópicos de aula e vídeo Aulas que irei produzir e postar no meu canal no Youtube, e divulgadas aqui no blog no Twitter e no Face Boock. Porem lembro-me de uma frase de um dos meus mestre da Historia, Professor Nunes (Objetivo) “Nunca irei ensinar tudo que sei, apenas o que eu quiser”. Parafraseando o grande Nunes, “ tudo que sei reservarei aos meus alunos presenciais e amigos” aqui, só um aperitivo para mostrar que existe muito mais que as aulinhas de professores medianos.
Solicito paciência que em breve estarei fazendo uma viagem, (sem rumo) e não sei quando volto, mas assim que possível concluo essa pagina.

Abraço a todos Alan Ribeiro.





Aula 1 – Mundo Grego

·         Berço civilizado ocidental (formado por “Pólis”)
·         Relevo acidentado (solo pobre)
Diásporas: 1° - chegada de Dórios
                  2° - crescimento populacional (fome)
Obs.: Homero, obras: Ilíada e Odisseia

Esparta: (pólis, atípica), “solo fértil” (Peloponeso), oligarquia militar.
*Desenvolvimento do militarismo
 - Origem Dórica
 - preservar autonomia
Obs.: Licurgo idealiza sistema educacional (elites) – formar o cidadão militar
Características: 7 anos (homens e mulheres)

·         Mulheres até 7 anos: mãe “educar”, combater, administrar
·         Homens até 45 anos: provas, destaque: Kryptia (seleção natural) – matar hilotas (escravo / após liberdade – periecos)
Obs.: Características: *infanticídio, *laconismo, * xenofobia

30 anos – Espartano – participação política (Ápela)
                                   – terras | hilotas
                                   – esposa
Obs.: político: Diarquia (2 reis) – limitada pela Ápela e Gerúsia (formada por 28 generais acima de 60 anos).

Athenas: (pólis, típica), solo pobre.
- Terras (bens): mãos principais famílias (clãs) “Genos” – autoridade pather
Filhos: “ eupátrida” (bem nascido)
ð  Litoral “mar egui”
Desenvolvimento de outras atividades econômicas – comércio (feito por estrangeiros – “metecos”)
*massa popular ficam marginalizados, individuais
Obs.: pressões política para ocorrer “reformas”.
Fases: – Monarquia (limitada)
- Oligarquia (eupátrida)
- Tirania (governo ilegal)
- Democracia (governo do cidadão)



Aula 2 – Mundo Grego II

Athenas (pólis típica)

·         Crescimento populacional – aumento do número de “marginalizados”, provocando “pressões” sobre os eupátridas, exigindo “reformas
Serão nomeados legisladores
*Drácon – leis escritas “severas”
*Sólon – voto censitário (rendas)
            – incentivar o comércio
            ­– aboliu a escravidão por dívidas
Obs.: banido pelos eupátridas de “Athenas”
·         Revoltas populares (golpes de Estado) – levando tiranias para tentar fazer “reformas populares”
Obs.: Clístenes – estabelecerá a “democracia” exclusiva do cidadão – exceto: escravo (ferramenta), mulheres (não responde pelos atos, pai e marido), metecos (estrangeiros), analfabetos (leis são escritas), mancelos (menor de 8 anos).
            A nossa democracia “ampliou” a cidadania.
*via direta
*maioria absoluta
*banimento político (10 anos) “Ostracismo”

  Período Clássico (lutas hegemônicas)

·        
Médicas (Persas x Gregos)

Domínio sobre o mar Egeu (talassocracia sobre o Egeu), guerras favoreceram conquistas persas.
Gregos (poléis)
*união de caráter “militar” póleis – confederação de “Delos” comando “Athenas”
*Exige “tributos” – promoveu o fortalecimento de Athenas favoreceu a vitória “grego”.
Athenas – apoiada na Confederação Delos passa a exercer a “hegemonia”
(apogeu, século Perícles)
Domínio ateniense despertou a formação da liga “oposição”. Liga de                                                                             Delos    x    Liga Peleponesa
(Athenas)      (Esparta) – vence
Promovendo o fortalecimento da Esparta “hegemonia”
Ob.: As guerras hegemônicas favoreceram a conquista “macedônica” (rei Felipe II) - Destaque: seu filho “Alexandre o grande”

*expandiu suas conquistas militares, chegando até a Índia (em 10 anos); recebeu educação grega (buscando o conhecimento “racional”); incentivou o “sincretismo” de valores entre os conquistadores (ocidentais) e conquistados (orientais).
Nasce a civilização Helenística; Teatro – maior centro de formação educacional


Aula 3 – Roma

Origem: – Lendária – Virgilio (Eneida)
              – Histórica – acampamento militar as margens do “rio Tibre”
Evolução política: monárquica, república, Império
·         Monarquia (lendas) – pólis agro pastoril as margens do Tibre
                                 – “solo fértil”
                                 – sociedade – Patrícios e Plebeus
                                 – poderes dos reis está “limitado” por conselho “Patriciado”
*Reis buscando fortalecimento político vai contrariar patriciado - Golpe de Estado.
·         República -  bases políticas:
Senado – exclusivo dos Patrícios
              – vitalício
              – indica os elementos das “magistraturas”



Aula 4 – Roma II

Oligarquia: “Senado” e magistraturas
Destaque: consulado – 2 consulentes (civil, militar)
Obs.: em caso de crise não há consulado, nomeando Ditador (1 ditador – 6 meses)
            Plebe serve para: trabalhar; tributos; combater
- plebeu pode ser proprietário de “bens móveis”;
- plebe sofria uma “marginalização” gerando greves, “principal arma” nas lutas sociais;
- paulatinamente a plebe obteve “conquistas políticas”, (ex: Lei das XII tábuas, Direito ao Plebiscito)
Obs.: direito ao tribunato
- tribuno da plebe
- poderia vetar leis
*plebe pode exercer qualquer cargo, menos o Senado que é só Patrícios
Ø  Roma parte para o expansionismo territorial
- necessário formar um vasto exército (plebeus)
*Senado aprova a lei de que todo combatente tem direito às terras públicas, distribuídas pelo Senado
*Alvos: Hália e o mar Mediterrânio
*provocando as Guerras Púnicas, envolvendo Roma x Cartago (potência comercial ao norte da África “Tunísia”)
- Colônias: Sicília, Sardenhas, Córsegos
- Roma “vitoriosa”
Ø  Consequências do expansionismo:
*domínio do Mediterrâneo
*Roma torna-se uma potência – comercial mercantil
- Surge uma nova elite “Cavaleiros”
*Choques políticos entre os Patrícios x Cavaleiros
*torna-se uma potência militar (promovendo um fortalecimento dos militares), provocando choques entre o Senado x Militares
*escravismo: provocou a marginalização social da Plebe (provocando o êxodo rural)
- Plebe migra para as cidades, passando a ser sustentada pelo Senado “favor”
*depende dos favores, principalmente das “elites” – Clientelismo (troca do voto por favores)
- Plebe torna-se um “instrumento de manipulação” (através do pão e circo)
- terras para a plebe: torna-se dependentes dos tributos (10)
- eleito como tribuno “Tibério Graco”, apresentando duas propostas: estado deveria vender à plebe o trigo mais barato e deveria ser discutida a Reforma Agrária.




Aula 5 – Crise República

Propostas: Tibério Graco (eleito tribuno pela plebe)
- propostas despertam a oposição do senado, sendo elas contidas através do “pão – circo”.
- para substituí-lo foi eleito o irmão “Caio Graco”
*Senado aprovou o subsídio do trigo: Lei Frumentária
*ele foi reeleito consecutivamente pela Plebe (tribuno), reforma agrária foi “aprovada” pelo Senado (Cartago)
*Caio Graco “morto” na África
*despertando novas revoltas populares, trazendo uma grave “crise”.
Ø  Ditadura
Obs.: General – Mário – apoio da plebe e exército
                       – Silva – apoio dos patrícios
1° triunirrato (3 generais, mais nenhum tem o poder, o Senado é que manda)
- Pompeu – administra Roma
- Crasso – combate Pérsia (morre)
- César – vai para Gália; fortalecido, apoiando-se na plebe e nos soldados.
- Conflitos militares entre César e Pompeu
Obs.: Egito (palco) – lutas entre Ptolomeu x Cleópatra
*Pompeu alia-se a Ptolomeu (traído e assassinado)
*César alia-se a Cleópatra
Obs.: César é “fortalecido” (pai dos pobres). Títulos: quero o de ditador – vitalício - hereditário
*”Golpe” – quer tornar-se rei
- Morto no Senado Romano
*2° triunvirato
- Marco Antônio – vai para o Egito
- Lépido – morre
- C. Otávio
Marco Antônio ao invés e matar Cleópatra casa-se com ela e é acusado de traidor.
C. Otávio (Legiões Egito) – após voltar do Egito, volta fortalecido “herói”. Títulos: Príncipe (tornando-se o mais importante Senador); Imperador (comandando o exército); Augusto (divino)
- apresenta o Apogeu Romano
- Medidas: pão – circo; obras públicas, voto censitário (plebe tem direito de votar, mas ela não liga graças ao pão – circo), fortaleceu o exército, estabeleceu a Pax Romana (cessa a expansão).







Aula 6 – Crise Império

Vários fatores:
- Cristianismo – surge com a religiosidade, ligada aos marginalizados, pois ele traz uma ideologia socialista, monoteísta, pacifista.
*Nero inicia a perseguição a cristãos
*Os cristãos negam a divindade do imperador
*Devido ao pacifismo eles não reagem as perseguições, acabando com o “circo”.
Ø  Imperadores
- Diocleciano – através do Edito da Tessalônica torna o cristianismo a “religião oficial”
- Constantino – baixou o Edito de Milão, concedendo a “liberdade religiosa” aos cristãos.
            A partir desse decreto, surgirá a Igreja Católica Apostólica Romana
*Vastidão territorial do império trouxe vários “problemas”


Ø  Medidas:
*direito; *latim será a língua oficial; *estradas (forma de interligar o império)
*divisão: inicialmente tetrarquia, e posteriormente – Ocidente (Roma)
                                                                                 – Oriente (Constantinopla)
Obs.: Império Romano do Oriente: apogeu
- Imperador Justiniano adotou a expansão territorial
- Tentou reunificar o Império
Características Bárbaros:
Povos: - Nômades
            – Guerreiros
            – Politeístas
            – Valorização fidelidade
Ø  Cesaropapismo
*”Gastos” militares – para tentar contê-lo, terá fim o expansionismo territorial “defender os limites”
- Para o romano, “Bárbaros” é quem não fala grego e latim (germânicos).
* Roma vive uma grave crise econômica
      “Todo império quando para de crescer, cai”.
- queda dos tribunos, da produção, número de escravos
- Incentivar o êxodo urbano – “Colonato”
*Inflação – edito do máximo “Diocleciano” (1° tabelamento de preços na história da humanidade)
Ø  Invasões Bárbaras
- Passiva: “sem resistência, paulatinamente”. Ocorre principalmente com voluntários do exército, em troca e terras “limites”.
Destaque: Francos – grupo germânico
- Violentas – “guerras”. Ocorre devido a pressões dos Hunos, liderados pela “Átila” (flagelo de Deus)
Obs.: Hunos, liderados por Átila ameaçam Europa, provocando choques com germânicos exerce pressões sobre Roma, provocando a sua “queda”.
*Roma cai por problemas internos, os Bárbaros apenas a derrubarão (séc. V).
- ruralizarão da sociedade | economia.
- decisivo para o processo de feudalização da Europa
Obs.: Francos – líder “Meroveu”  combateu junto com os romanos “Átila” sendo “romanizado”.
- Neto de Meroveu, Clóvis (tem uma esposa cristã) – em batalha, quase perdendo, pediu ajuda divina, e saiu vitorioso, convertendo-se cristão.
- Papa coroa Clóvis como Rei Franco.
- a partir de Clóvis serão “indolentes”, auxiliados, principalmente na “administração” pelos “major domus” (ano 732 derrota “Poitiers” – França, mulçumanos), destacando-se Carlos “Martil”
- fim da expansão islâmica.
- Papa coroa Carlos: Pepino “O Breve” vai expandir as conquistas “cristãs”
- doa ao Papa “documento” e “territórios” (toda Itália central)
- Graças ao “documento”, o Papa terá poderes (espiritual, temporal)
(Patrimônio de São Pedro).
- Pepino tornou-se rei, iniciando uma nova dinastia Carolíngea
- filho de Pepino: Carlos “Magno” vai expandir conquistas militares
- reconheceu a legitimidade de Patrimônio de São Pedro
- Natal de 800, Papa coroa Carlos como Imperador Romano  (séc. VIII)
- 843, três netos (divisão do império) através do tratado de Verdum.
SIRG (Sacro Império Romano Germânico, os alemães chamam Reick (França, Alemanha, Itália – Império).





Aula 7 – Islã

*Fruto sincretismo
- valores e tradições: árabes, hebraicos e cristãs
- organizado por Mohamed (Maomé)
- unificou povos nômades, foi Base Estado Teocrático Idade Média
*Arábia – região onde a maioria da população era “pobre”, violenta, vários povos nômades (principalmente beduínos), era politeísta (forte idolatria).
*Oásis (região forte)local atrativo, tornando-se centros comerciais e religioso
  Meca e Iatreb (Medina) – centros religiosos (Caaba – Pedra Negra) e comerciais (Kuba) – Santuário (existiam ídolos).
*Meca, nasce Mohamed (pobre)
- tribo, “zelavam a Caaba”
- Órfão ainda criança, é criado em um “berço beduíno”
* Khadidja (prima distante, viúva rica) “torna-se esposa”, tornando-se um próspero “mercador”, dedicando-se a outras atividades, principalmente “meditações” (passando a ter visões),e em uma delas, vê o “anjo” Gabriel (mensageiro) – foi nomeado por Deus um profeta, tendo a missão de divulgar ao seu povo um único Deus (Alá).
-vindo contrariar a “ordem” estabelecida.
- começando a sofrer perseguições
- 622 – reuniu o seu povo em Meca, Alá dará uma prova: “sol desaparecerá em pleno meio dia” (só acontece 2 dias depois)
- fuga de “Maomé” e seus familiares para Iatreb (Medina)
* “Hégira”: símbolo – calendário
- Medina, ele comandará uma guerra contra Meca, tendo como principal alvo as “caravanas”.
*630 (ano 10) – retorno a Meca, nascendo um Estado Teocrático, tendo por base o Corão e Suna.
  Obrigações (cinco) e proibições (várias)- aonde estão os mandamentos
- Crê na existência de Alá
- vir à Meca pelo menos uma vez na vida
- jejum de Hamadan
- 5 orações diárias voltadas para Meca
- dar esmolas
*tendo a divisão dos xiitas (chefe religioso é ao mesmo tempo chefe político) e sunitas.
*após a morte do profeta (632), terá a expansão realizada pelos califas
Ø  Motivos da expansão:
- botim (saque)
- pacto (paz) de Alá “liberdade religiosa”
- explosão demográfica
- poligamia
- necessidade de áreas férteis
- Jihad (combate a infiéis)
            A expansão islâmica foi decisiva para a feudalização da Europa e para a ruralização econômica



Aula 8 – Humanismo e Renascentismo

Humanismo – cientifico | Renascentismo – cultural, artístico

-Renascimento surge do Humanismo, se manifestando através da arte
- Humanismo exalta a busca do “conhecimento” científico
- Homem apoia-se no racionalismo
- buscam: o universalismo, resgatar valores clássicos “antropocentrismo”
- exaltação do nu, individualismo
- sociedade que buscava novos hábitos (capitalistas).
- Berço: Itália – passado clássico, desenvolvimento; desenvolvimento mercantil (rota do mediterrâneo); influência da cultura árabe, grande número de artistas.
- grande número de mecenas (financiam os artistas)
*Papas – renascimento “sacro”
*nobres – renascimento “cortesã”
*maioria burgueses – renascimento “civil” | “marginalizados” (elites0
Através da arte, eles buscam uma projeção social
Obs.: decisivo para difusão dos valores renascentistas:
*comércio (principalmente Europa)
*Imprensa (1° obra impressa: Bíblia)
Obs.: movimento teve uma “vida curta”
- enfrenta uma forte oposição, exemplo: Clero – ocorre principalmente com métodos de contrarreforma. Ex: INDEX (censura)
- Tribunal do Santo ofício (lugar a inquisição)
*descobrimento da América “Colombo”
- deslocou-se o eixo econômico
- provocou fuga de artistas
Obs.: Humanismo apoiado pelo Renascimento | características: - choque “conflito de valores”
Crise: decadência das cidades italianas; *expansão marítima; península Ibérica cresce – repressão: inquisição



Aula 9 – Reforma Religiosa

- Rompeu com monopólio católico
Europa, início do século XVI
Período de transformações (navegações)
Igreja Católica Romana  preservava “visão” dogmática do mundo | torna obstáculos de vários setores sociais “pobres” (fieis).
Alvos de “calamidades (doenças, miséria)
- era justificada pelo Clero como : fatalismo, castigo, provações (prova de fé) | pobre questionavam, querem justificativas (porque eles são os que mais creem e recebem tantos castigos)
Obs.: afastam-se Igreja
- desenvolvimento do Capitalismo
*burguesia, “mercantil”
Marginalizada “burguesia” – “pecado” da Usura | Estado está fortalecido (Laico) não religioso – interfere no ensino

Reis, “Absolutistas”
*Apoio econômico da burguesia | choques: Querelas (conflito) de investiduras (ameaça poder paralelo).
Obs.: Humanismo desenvolveu racionalidade (criticidade) |choques – conflitos
Clero abismo entre o que se pregava e aquilo que se praticava. Abusos dentro do clero: moral, material, cultural (analfabetismo), comprar relíquias, cargos.
            Salvação
*Reforma “protestantes”
**destaque Lutero – publica 95 teses de protestos ele não quer igreja nova.
Nas teses abusos: “Clero” piores abusos eram os atos para salvação (comprar indulgências)
- a salvação está na fé, crença e a livre interpretação Bíblia (palavra de Deus)
* Lutero (salvação na fé) católicos (salvação através de atos)
Obs.: Papa Leão X “mecena”
Roma Lutero foi “punido exemplarmente” (excomungado) | difusão de ideais
Luteranos abrigo príncipes (Alemanha)
Reforma Luterana apresentou um caráter moral e religioso
*T. Miinzer | movimento anabatistas – reforma anabatista – caráter social/ pré-socialista




Aula 10 – Expansão dos ideais Luteranos além da Alemanha

Genebra (Suíça) – centro financeiro (há ideais luteranos)
Francês Jean Calvino origina “Calvinismo” (novas ideais luetranas)
- defende: crença, fé (Bíblia)
*predestinação dos eleitos para obter a “salvação” | provas: para saber se é o eleito
§  Progressão material “prosperidade” do elemento (graças a Deus você conseguiu algo)
§  Valorização (trabalho, poupança)
Jean Calvino vem justificar ética capitalista (trabalhou muito enquanto outro não e assim esse que trabalhou cobra “juros” do outro)
*puritanismo
*huguenotes
            “compram” a recompensa por Deus (doa por exemplo metade de seu salário e será recompensado pelo Dobro).
*“alavanca” desenvolvimento capitalista Europa Ocidental e EUA.




Aula 11 – Reforma religiosa II
Expansão Ideias Luteranos e Calvinistas

Inglaterra, séc. XVI, “reino católico”
Dinastia Tudor
-Henrique VIII – católico, combater ideias protestantes (ideias calvinistas, luteranos)
*desejo de um filho homem “varão” (ele tem muitas amantes e isso para conseguir um filho homem)
*sua esposa Catarina “Aragão”
*sua amante, Ana Bolena (ela promete dar um filho homem, mas para isso ele tinha que se casar com ela) sobre amante, o público fica
*rei sofre pressões Papado – divórcio “Álibi” – rei fortalecido, poder real “absoluto”
Papa negou o divórcio e com isso o rei rompe com o papado e Parlamento “aprovou”
*Ato Supremacia – Igreja Anglicana | com isso o rei assume 2 poderes: temporal, espiritual.
Súditos vão seguir a religião “real” (anglicana)
Conflitos religiosos (anglicanos x puritanos)
- reação Católica foi organizada pelo Concílio Trento (contrarreforma)
- Medidas: fortalecer a autoridade Papal, dogmas, a crença dos “santos”
- Moralizar o Clero; fum das indulgências, simonias (comércio de relíquias)
Concílio apoiar-se
*oficializar Companhia de Jesus – “militar”, controlar a educação, expandir a catequese
*vão para “América” e formam um império Teocrático
*reativou a Santa Inquisição (Tribunal do Santo Ofício) – crimes fé e moral | Espanha e Portugal tiveram mais “medo”.
*criado – INDEX “censura na literatura – censurou propagação (ideais humanistas)



Aula 12 – Absolutismo “Inglaterra”

Tudors (absolutismo “forte”) Stuarts (absolutismo “fraco”)

Obstáculos: oposição nobreza feudal
            A nobreza feudal foi enfraquecida pelas “guerras” (como exemplo: guerra dos 100 anos).
Após a guerra dos 100 anos, guerras dos Duas Rosas – Yorks (vence) x Lancusters
Henrique Tudor (Henrique VII)
Nobreza feudal enfraquecia com isso o rei começa aproximar-se com a “burguesia mercantil” com isso começa a fortalecer o Estado Nacional.

Dinastia Tudor

            Apogeu do absolutismo ocorre no governo de Elizabeth I “a vrigem” (anglicana)
Atritos religiosos, implantou mercantilismo (práticas)
Práticas: - metais preciosos: - busca de colônias na América Norte “Antilhas”
- pirataria (corsários)
- protecionismo alfandegário
Guerras com Espanha (potência) por causa da Invencível Armada | Invencível Armada foi derrotada pela Inglaterra
Obs.: incentivar desenvolvimento naval
*obs.: cercamento dos campos (privatizações) compra de terras públicas (somente para quem tem capital)
* Concentração fundiária
* Acúmulo de capital estado
* Êxodo rural
Obs.: camponeses são substituídos por “ovelhas” (lã)
Com a morte da rainha, o trono fica vago, pois ela não teve filhos então o trono fica com seu sobrinho Jaime “Stuarts” (rei é chefe da Igreja, mas ele católico e a igreja é anglicana)
Ø  Atritos parlamento
Parlamento – Lords (nobres) maioria católicos (vitalícios)
                      – comuns (maioria eram burgueses) – (puritanos) – liderança “Oliver Cromwell”
            Sucessor Carlos I, dívida a oposição do parlamento 1642, vai dissolver o parlamento, isso é um golpe, com isso foi alibe para acontecer a guerra dos 7 anos.
Ø  Revolução puritana – vasto “fiel” exército
- foi implantada a República – ditadura “Cromwell”
Obs.: Cromwell apesar de ditador incentivou o desenvolvimento naval na Inglaterra, e isso faz a Inglaterra visar potencia no próximo século; incentivou colonização na América; atos de navegação (protecionismo alfandegário) esses atos provocou uma guerra naval contra potência da época Holanda, isso tornou Inglaterra Rainha dos Mares, mas só até a 2° Guerra Mundial.
Obs.: com a morte de Cromwell, há o retorno da monarquia (não do absolutismo) dos Stuarts Jaime II, tentou com o apoio externo de França, apoio militar francês, para tentar restaurar o absolutismo 1688/89 * Revolução Gloriosa que implanta a monarquia Constitucional “Parlamentar” FIM DO “ABSOLUTISMO”.

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