quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

"A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena"


Para iniciar nossa discussão 


Não poderia deixar de citar da importância de resgatar os heróis regionais como símbolo da resistência contra o Imperialismo.
“Mais rápido que uma tartaruga, mais forte que um rato, mais inteligente que um asno” . “Chapolin Colorado” surgiu para satirizar os heróis norte-americanos com seus “superpoderes” e fazer uma crítica social em relação à América Latina. É um herói “sem dinheiro, sem recursos, sem inventos sensacionais, débil e tonto” Chapolim colorado, polegar vermelho, ou vermelhinho  (tanto faz) simboliza  uma resistência cultural do povo Mexicano que não aceita a inferioridade imposta pela cultura ocidental.
A seguir um trecho do episodio na qual Roberto Bolaños tenta demostrar implicitamente um grito por igualdade social.



Não podemos nos esquecer da grandiosidade  do personagem Chaves, que na minha concepção demostra com simplicidade a desigualdade  social e os principais conflitos  existentes na década de 70, nos países em desenvolvimento, enquanto o personagem Quico, poderia possuir qualquer coisa ( burguesia) chaves possuía o sonho de ter uma Mae, e poder tomar café todas as manhas. Enquanto nos EUA o mundo vivenciava programas que exaltavam o “American Way off Live” o programas mexicano demostrava um cotidiano diferenciado repleto de simbologias.

veja o vídeo a seguir ( mas com um olhar critico) 


Observação:  posteriormente farei uma analise mais completa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário